
Carnaval, s. m. 1. Folc. Período de três dias de folia que precede a quarta-feira de cinzas. 2. Folguedo, orgia.
O carnaval é uma festa que teve origem na Grécia, realizada em agradecimento aos deuses pela fertilidade e produção alimentícia. Foi altamente banida pela Igreja Católica por, mais tarde, conter bebidas alcoólicas e práticas sexuais. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja (irônico, não?) e foi após isso que ela se tornou mais popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil por influência portuguesa (“o entrudo”, que se dava por meio de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas). Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e com pessoas fantasiadas, tomando o aspecto singular tão conhecido e apreciado por muitos atualmente.
A simplicidade dos primeiros desfiles se contrasta hoje com a complexidade e organização dos grêmios recrativos atuais, que agregam de 3 a 4 mil participantes. Entretanto, hoje, em muitos lugares o espírito do carnaval se ofusca em detrimento do lucro tão visado em nossa sociedade, como merchandising, aluguéis de fantasias, participações em blocos (porque é uma verdadeira exploração participar para quem não é um milionário), dentre outros.
Felizmente, o verdadeiro espírito carnavalesco ainda perpetua em várias cidades com muita festa, alegria e comemoração, entretendo pessoas de várias idades, diferentes cores e religião.
E para os amantes dessa grandiosa festa, bom último dia de carnaval com muita responsabilidade e moderação. E como diria um grande amigo meu, paulin, use camisinha ;)
